TOPICOS ESPECIAIS EM SIST DE INFORMACAO .

Tópicos Especiais em Sistemas De Informação

terça-feira, 30 de agosto de 2011

P&D( Pesquisa e Desenvolvimento)

Esta novidade no mercado é muito importante, pois hoje em dia tudo precisa de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, nos Estados Unidos, o valor médio destinado à pesquisa e desenvolvimento no setor industrial é de 3,5% das receitas. Empresas de alta tecnologia como um fabricante de computadores em geral gastam 7%.
A Allergan (uma empresa debiotecnologia) está no topo da lista investindo 43,4% das receitas em P&D. Qualquer empresa que investe mais de 15% é exceção e em geral recebe reputação de ser uma empresa de alta tecnologia. Muitas empresas desta categoria são do ramo de medicamentos, como a Merck (14,1%) e a Novartis (15,1%). Mas muitas são do ramo de engenharia, como a Ericson (24,9%).
As Empresas Que investem pesado em p&d são vistas como empresas de alto risco, servindo apenas para mercados, onde seus clientes precisem de necessidade extrema como, por exemplo, equipamento bélico, por isso necessita-se de vários testes para que depois não haja problemas, então p&d, é muito importante não so para prevenir falhas, mas como para a evolução.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sistemas Cloud

  • O que é MASHUP? Exemplos?
Mashup é um novo gênero de aplicações Web interativas que utiliza conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. Marcam a segunda geração de aplicações WEB, mais conhecida como WEB 2.0




Ex: Aplicações do Google; Orkut; Gmail; iGoogle; entre outras aplicações que podem misturar o objetivo principal da aplicação e dar um pouco de interatividade.


  • Sistemas Cloud:

IaaS – Infrastructure as a Service

Infrastructure-as-a-service ( IaaS ) é a entrega da infraestrutura de computação como um serviço em um ambiente típico de plataforma virtualizada. IaaS alavanca tecnologia, serviços e investimentos em datacenter como um serviço relevante ao departamento de TI dos clientes. Ao contrário da tradicional terceirização (outsourcing), que requer um pesada dívida, negociações complexas e contratos longos para a construção de uma infraestratura, IaaS é centrada em um modelo pré-definido, padronizado e otimizado para as aplicações dos clientes, simplificando o trabalho criando um serviço de escolha, como um menu à la carte ou sob medida.

Platform as a Service (PaaS)
PaaS é um tipo de serviço em nuvem que fornece ferramentas de desenvolvimento de softwares e produtos hospedados pelo provedor na infraestrutura de hardware. O termo PaaS é comumente usado para plataformas com base em nuvem que são alavancadas para criar e executar aplicativos personalizados. Aplicativos PaaS fornecem tudo o que você precisa para criar e implementar aplicativos e serviços da Web acessíveis de qualquer lugar na Internet. Seus usuários finais não precisam fazer download, instalar ou fazer manutenção do sistema.




  • A seguir estão algumas das plataformas PaaS mais populares.

Google App Engine
Permite executar seus aplicativos da Web na infraestrutura do Google. É possível usar tecnologia Python ou Java™ para criar seus aplicativos da Web.


Microsoft® Windows® Azure

Um ambiente com base em Windows para criar aplicativos e serviços em nuvem. É possível usar o Microsoft Visual Studio® para o desenvolvimento e implementação de aplicativos na plataforma Azure. Azure estava disponível na Community Technology Preview (CTP) para avaliação gratuita até janeiro de 2010.


Force.com

É uma iniciativa recente da Salesforce.com. Fornece uma plataforma de desenvolvimento para criar rapidamente aplicativos escaláveis. Um IDE com base em Eclipse pode ser usado para criar, fazer versão e implementar componentes e aplicativos Force.com na plataforma.


Morph

Fornece um ambiente completo chamado Morph Application Platform (MAP) para hospedar diversos aplicativos da Web através das suas infraestruturas de computação em nuvem.


Bungee Connect
Uma plataforma completa de desenvolvimento e implementação de aplicativo para criar aplicativos da Web para a nuvem.

Software as a Service é um modelo de fornecimento de software por um prestador de serviços que disponibiliza aplicações de software online ou em rede, alojados em server próprio , podendo o cliente pagar por utilização mensal, por bit de transferência, por bits alojados or por ciclos de computação, pois estas aplicações devem ser alojadas em server que funcione em cloud computing para permitir escalabilidade baseada na procura , ou seja, são sistemas que crescem automaticamente segundo as necessidades dos utilizadores do serviço.


  • O que é ZOHO?

É o pioneiro entre as ferramentas de escritório on-line a oferecer o suporte à edição colaborativa em tempo real, o processador de textos Zoho Writer também permite a edição simultânea por múltiplos usuários, com atualização em tempo real.


  • Riscos do Cloud Computing:


1) Menos proteção à privacidade sob os olhos da lei
Para obter as informações que você tiver armazenado nos servidores de terceiros na web, nos EUA eles só precisam de uma citação, o que é bem mais fácil de se conseguir. Este tipo de busca também pode ocorrer até mesmo sem o seu conhecimento.

2)Frágeis sistemas de segurança são fáceis de invadir
O governo ter acesso aos seus dados armazenados na nuvem provavelmente é uma preocupação muito menor do que um indivíduo qualquer ilegalmente ter este acesso. Em aplicativos colaborativos na web que são feitos para grupos as questões de segurança se relacionam com todos os envolvidos.

3) Travamento de dados e controle de terceiros
Quando você vive na nuvem, você está à mercê de uma empresa que pode tomar decisões sobre os seus dados e plataforma de maneiras nunca vistas antes na computação.

4) Indisponibilidade do servidor e congelamento de conta
Os servidores podem sair do ar, e quando você depende de um aplicativo na web para acessar algum arquivo ou e-mail. Tecnologias offline como o Google Gears, funcionalidades decentes de exportação e um bom sistema de backup podem aliviar esta questão em particular, mas nem todos os sistemas oferecem estes recursos.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

information cloud


Anunciada pela google e ibm a nova fronteira da era digital nuvem informativa (information cloud).

Este conceito surgiu nos anos 70 quando cientistas perceberam que a evolução da internet e das redes criariam um espaço virtual sem dono e sem fronteira onde circulariam softwares e informações que poderiam ser acessadas por qualquer usuário.
O primeiro conceito de nuvem foi feita pela empresa google em 2002 quando criou softwares de edição de textos, planilhas eletrônicas, correio eletrônico e agendas que não seriam baixados em computadores como acontece com os programas Word, Excel e o OutLook, da Microsoft, por exemplo.
Os Programas disponibilizados em nuvem são gratuitos  e capazes de serem acessados em qualquer hora e local, sendo livres de quaisquer direitos de propriedade.
O que as duas mega empresas estão construindo é uma rede planetária de computadores, do tipo servidor, capazes de rodar 90% dos aplicativos usualmente residentes no disco duro dos computadores.

Os usuários acessarão os aplicativos, realizarão todas as suas tarefas online e guardarão o material em arquivos digitais também na Web.

Ainda é muito cedo para uma decisão pois á os contras porem não e uma possibilidade descartável.